COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM AÇÃO: O CASO DO BANCO DO BRASIL
Informações
Código: GPR2051
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: GPR-A - Gestão de Pessoas
Autores
Edson Bundchen, Carlos Ricardo Rossetto, Anielson Barbosa da Silva
Resumo
Este artigo teve como objetivo identificar as competências gerenciais mais importantes naatuação dos gerentes de agência do Banco do Brasil. A pesquisa, de caráter descritivo eexploratório, foi dividida em duas partes: na fase qualitativa levantou-se um conjunto de 27competências gerenciais divididas em três blocos: sociais, técnicas e de negócio. Na fasequantitativa, elaborou-se um questionário para mensurar o grau de importância e deencorajamento das 27 competências gerenciais. A amostra foi constituída por 425 gerentes deagências níveis 1, distribuídos por todo o País, de três pilares negociais: varejo, atacado egoverno, dos quais 248 responderam à pesquisa. Realizou-se análise através da estatísticadescritiva buscando-se associações de interesse entre os graus de importância eencorajamento. Das 27 competências avaliadas, somente uma foi considerada poucoimportante. Foi verificado que os graus de importância atribuídos pelos gerentes àscompetências superou os respectivos graus de encorajamento. Quando se analisou pelo tipo deagência (Atacado, Varejo e Governo), os escores maiores foram para a competência Social.Os resultados indicam que as competências sociais receberam os maiores escores, em relaçãoàs competências técnicas e de negócio, o que revela a necessidade do Banco priorizá-las.
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