"Junte-se a Nós": o Discurso da Gestão de Recursos Humanos em Sites Corporativos Utilizados para Recrutamento no Brasil
Informações
Código: GPR1524
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: GPR-A - Gestão de Pessoas
Autores
José Roberto Gomes da Silva, Paula Cristina da Cunha
Resumo
Nas últimas décadas, as organizações têm buscado incrementar sua comunicaçãocom os diferentes stakeholders, por meio do uso de novas tecnologias como a internet.Observa-se também o desenvolvimento de um novo discurso sobre a Gestão de RecursosHumanos – GRH que reflete transformações mais amplas que vêm ocorrendo na sociedade(BOLTANSKI e CHIAPELLO, 1999). Esse discurso tem popularizado conceitos como os deempregabilidade e empowerment, apresentando um novo perfil de trabalhador desejável pelasempresas. Este artigo analisa como as organizações têm usado seus sites corporativos para orecrutamento de empregados no Brasil. Os sites de vinte organizações em diferentes setores –bancos, petróleo, consultoria e telecomunicações – foram analisados, buscando-se identificar:o posicionamento do discurso de GRH no contexto dos sites; o tipo de imagem comoempregadoras que as empresas tentam transmitir; como elas definem suas práticas de GRH;que perfil de empregado elas demonstram valorizar. Entre outros aspectos, os resultadosrevelam um tipo de discurso isomórfico (DiMAGGIO e POWEL, 1991), comum a empresasdo mesmo setor, além de características de trabalhadores que empresas em diferentes setoresparecem valorizar, tais como dinamismo, comprometimento e habilidades de aprendizagem.
Abrir PDF