A Articulação Entre Mudança e Aprendizagem Organizacional: Contribuições Para O Entendimento Deste Fenômeno Organizacional
Informações
Código: GPR890
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: GPR-A - Gestão de Pessoas
Autores
Tamara Cecilia Karawejczyk, Telmo Silva Telles Filho
Resumo
Esta pesquisa fundamenta-se na articulação entre mudança e aprendizagemorganizacional, em um campo de estudo específicos, que são as Instituições de EnsinoSuperior. Estes dois temas articulados entre si, demonstram as possibilidades, limites eavanços das organizações, através da análise de processos e práticas sistemáticas, formais e/ou informais de aprendizagem ocorridos durante mudanças organizacionais, ocorridos emuma instituição especifica. Este estudo pautou-se por ser de natureza qualitativa, denominadode estudo de caso histórico organizacional. Os dados foram coletados através dos documentosda instituição, que compôs um corpus documental, no período compreendido entre os anos de1986 a 2003 e de entrevistas semi-estruturadas com nove sujeitos que compunham a alta emédia administração desta instituição. Para a análise dos dados lançou-se mão da análisehistoriográfica, do conceito de Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados deste estudorevelam de forma especifica que: (a) não há uma apropriação e assimilação da mudança deforma homogênea na instituição, acontecendo em tempos e modos diferentes; (b) revelou-sepouca relevância para a aprendizagem de cunho informal, com relação aos micros processosde aprendizagem organizacional; (c) existe uma articulação entre mudança e aprendizagemorganizacionais, ocorridas em intensidades diferenciadas, contribuindo em maior ou menorgrau para a geração de ações e resultados organizacionais.
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