Processo de Aprendizagem Organizacional em Organizações Privadas de Saúde: Mito ou Realidade? Um Estudo de Caso em Três Hospitais de Juiz de Fora.
Informações
Código: GPR790
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: GPR-A - Gestão de Pessoas
Autores
Adriano Antonio Marques de Almeida, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, Antonio Augusto Gonçalves
Resumo
As condições de competitividade, o nível de tecnologia, as limitações de remuneração porparte dos tomadores de serviços, a demanda por melhor qualidade de atenção, o aumento daexpectativa média de vida da população e a descoberta de novas opções terapêuticas resumema necessidade de a instituição de saúde aperfeiçoar continuamente a sua gestão. Éfundamental que gestores dessas organizações adotem práticas de trabalho que propiciem umambiente voltado para o aprendizado e onde todos os indivíduos sejam estimulados aparticipar desse processo de desenvolvimento. Com base em referencial teórico sobreaprendizagem organizacional, organizações de aprendizagem e cultura organizacional,procura-se, a partir do modelo de DiBella e Nevis (1999), analisar os fatores facilitadores daaprendizagem organizacional e identificar os processos de aprendizagem adotados emhospitais privados de saúde. A metodologia baseou-se em pesquisa descritiva, com estudo detrês casos, sob uma ótica qualitativa, com uso de entrevistas, questionários e observaçãodireta. Os resultados mostram que os fatores facilitadores da aprendizagem organizacionalpreconizados pelo modelo aparecem de modo tênue e fragmentado, denotando umaaprendizagem organizacional bem aquém das demandas de um contexto tão dinâmico.
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