Docência Universitária: Condições de Trabalho, Estresse e Estratégias de Enfrentamento
Informações
Código: GPR254
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: GPR-A - Gestão de Pessoas
Autores
Maria da Apresentação Barreto
Resumo
Esse estudo teve como objetivos investigar os elementos que contribuem para desencadear oestresse no exercício da docência universitária e conhecer as estratégias adotadas pelosprofessores para enfrentar as situações estressantes, a fim de promover um exercício saudáveldo ofício. A docência universitária comporta em sua natureza uma diversidade de atribuições,exigências e desafios que articulados poderão contribuir para o desencadeamento do estresse.Os princípios epistemológicos que nortearam esta pesquisa foram os do PensamentoComplexo, pois facilitam o aprofundamento e compreensão dos fenômenos sociais e humanosa partir dos princípios da complexidade: dialógico, recursão organizacional e o princípiohologramático. Participaram do estudo 17 professores de duas instituições de Ensino Superiorna cidade de Natal/RN. No exercício da docência, as variáveis que interferem nodesencadeamento do estresse são: as más condições de trabalho, cobranças institucionais, odescompromisso dos alunos, a jornada excessiva de trabalho, a baixa remuneração, a falta deincentivos ao professor, as incertezas quanto à carga horária e às dificuldades naadministração do tempo. O estudo propôs ações institucionais que contribuam para melhoriadas condições de trabalho levando em conta o exercício saudável do ofício.
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