Tomada de Decisão em Investimentos no Setor da Produção de Oleaginosas com Foco na Pequena e Média Empresa: Uma Abordagem de Análises Discriminante e Fatorial.
Informações
Código: GCT2941
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-D - Agregação de Valor e Agronegócios
Autores
Luciana Gondim de Almeida Guimarães, Francisco Roberto Farias Guimarães Júnior, João Bosco Furtado Arruda, Silvia Maria de Freitas, Rodrigo Santos de Melo
Resumo
Os pequenos e médios produtores rurais fazem parte de um setor que necessita de políticaspúblicas voltadas para o desenvolvimento integrado e inclusão social. Assim, o objetivo destapesquisa é identificar quais as principais variáveis de decisão e os seus graus de importânciapara a tomada de decisão sobre o cultivo de oleaginosas no âmbito da cadeia produtiva dobiodiesel. Quanto aos procedimentos, a metodologia foi do tipo bibliográfica e survey. Ouniverso desta pesquisa são os pequenos e médios produtores rurais do Estado do Ceará,como também, especialistas da área agrícola, totalizando 162 observações válidas. Comoinstrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, contendo, uma listade variáveis capazes de influenciar a tomada de decisão no cultivo de oleaginosas, elaboradopor meio da identificação na literatura revisada, dos principais constructos relacionados aocultivo de oleaginosas seguindo de adaptação destes à realidade cearense. No que se refere àabordagem do problema, o modelo elaborado nesta pesquisa foi quantitativo e, foramutilizadas a análise discriminante; e fatorial como técnicas para identificação de semelhançasentre os respondentes e análise das principais variáveis de decisão, bem como dos seus grausde importância para as os pequenos e médios agricultores e especialistas.
Abrir PDF