As Atitudes do Consumidor de Carne: um Estudo Exploratório das Percepções e o Papel da Cultura no Consumo
Informações
Código: GCT2718
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-D - Agregação de Valor e Agronegócios
Autores
Luciano Zamberlan, Ariosto Sparemberger, Pedro Luís Büttenbender, Adriano Wagner, Marciela Zamin
Resumo
Este estudo consiste em uma avaliação realizada sobre o comportamento doconsumidor de carne, avaliando os atributos intrínsecos e extrínsecos relacionados e atitudesdas pessoas em relação ao consumo em um município do Noroeste do Estado do Rio Grandedo Sul. A pesquisa realizada foi dividida em duas fases: qualitativa e quantitativa. Na fasequalitativa foram realizados levantamentos bilbiográficos e pesquisa em estudos anterioresacerca do tema. Também foi realizado um Focus Group para a identificação das variáveismensuradas na etapa posterior. Na fase quantitativa foi aplicado um questionário estruturado auma amostra não-probabilística por conveniência, no qual foram entrevistados 444consumidores de carne. Foram utilizadas escalas nominais, ordinais e intervalares para avaliaro comportamento de consumo dos integrantes da amostra. A análise dos dados foi feitaatravés de estatística descritiva, Teste T e ANOVA. Os fatores que afetam e determinam ocomportamento do consumidor de carne, em especial a influência da cultura, indica para anecessidade das instituições das cadeias da carne em aprofundar o conhecimento a cerca dasmudanças provocadas principalmente pela globalização nos hábitos alimentares.
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