EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


ESTUDO DE ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS INTERNACIONAIS: O CASO DA CADEIA AGRO-EXPORTADORA DA CARNE BOVINA


Informações

Código: GCT2505
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-D - Agregação de Valor e Agronegócios

Autores

André Savastano Calabria, Luís Henrique Pereira

Resumo

O mercado de carne bovina no Brasil e no mundo está cada vez mais competitivo ecomplexo. Para a manutenção da posição conquistada e até mesmo avanço em direção anovos mercados, as empresas brasileiras do setor precisam investir e aprimorar suasestratégias mercadológicas no sentido de oferecer produtos de maior valor agregado.Assim, este estudo tem como objetivo avaliar como as estratégias mercadológicas e aabordagem de internacionalização adotada por empresas brasileiras que operam no exteriortêm afetado a competitividade da cadeia agro-exportadora da carne bovina no Brasil.A partir da revisão de literatura do assunto procedeu-se o estudo de dois casos deempresas brasileiras de grande expressão.O estudo, ainda que de caráter exploratório, permite afirmar que entre as principaisempresas brasileiras exportadoras de carne bovina ainda não existem estratégias voltadas parao desenvolvimento da marca “carne bovina do Brasil”, mas sim ações isoladas que causampequeno impacto no sentido de valorizar o produto brasileiro.

Abrir PDF