ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS DA CADEIA AGROEXPORTADORA DE FRANGO DE CORTE DO BRASIL
Informações
Código: GCT2083
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-D - Agregação de Valor e Agronegócios
Autores
Fabio da Silva Rodrigues, Dario de Oliveira Lima-Filho, Susana Carla Farias Pereira
Resumo
O objetivo deste artigo foi identificar e discutir as estratégias mercadológicas da cadeiaagroexportadora de carne de frango do Brasil. O foco do estudo foi as empresas motrizes dosetor avícola, que são os agentes que coordenam as suas cadeias de suprimento. Para tanto, foiconduzida uma pesquisa, baseada em um roteiro semi-estruturado, com seis executivos: doisexecutivos de grandes empresas, dois executivos de médias empresas e dois executivos depequenas empresas. O framework de marketing industrial de Hutt e Speh (2002) foi utilizadocomo referência. Conclui-se que a cadeia adota estratégia de adaptação do composto demarketing às exigências dos diferentes mercados consumidores, já que demonstra posturaestratégica reativa às necessidades do mercado. Nota-se que as pequenas e médias empresasadaptam basicamente o elemento produto, deixando as demais funções a cargo das tradingcompanies, enquanto as grandes empresas focam nos elementos place e promoção. Grandesempresas possuem escritórios comerciais no exterior, bem como unidades de processamento eexploram suas marcas no exterior. As grandes empresas inovam e criam valor e são,posteriormente, seguidas pelas pequenas e médias empresas. As marcas nacionais não têmacesso direto ao consumidor final dos principais mercados mundiais, sendo, sobretudo, osclientes organizacionais - restaurantes coletivos, redes de fast food, empresas de montagem depratos e grandes redes varejistas - os principais compradores. Status sanitário positivo,qualidade e preço baixo podem ser considerados os pilares que sustentam a competitividadeda cadeia agroexportadora brasileira de frango de corte.
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