EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Programa Carne Natural Certificada do Uruguai: Um Exemplo de Construção Social de Vantagens Competitivas na Cadeia Produtiva da Carne Bovina


Informações

Código: GCT1234
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-D - Agregação de Valor e Agronegócios

Autores

Guilherme Cunha Malafaia, Julio Otávio Jardim Barcellos, Denise Barros de Azevedo

Resumo

A peculiaridade de uma determinada Região ou País, devido aos seus recursosheterogêneos, proporciona atributos específicos ao produto (qualidade), podendo gerarvantagens competitivas. Para tanto, a definição destes atributos supõe a existência de umacoordenação entre um grande número de agentes, onde as negociações de regras e normasdefinem a construção social de vantagens competitivas. Sendo assim, o presente artigo tevecomo objetivo identificar como a coordenação dos ativos estratégicos territoriaisestabelecidos pelos agentes da cadeia produtiva da carne bovina no Uruguai contribui para aconstrução social de vantagens competitivas. A operacionalização da pesquisa realizou-se pormeio de estudo de caso com aplicação de entrevistas em profundidade com os seusintegrantes. Os resultados apontam que um sistema agroalimentar local pode ser consideradomais ou menos articulado dependendo de quais as convenções de qualidade – ou combinaçõesde convenções – estão presentes ao longo do mesmo. Estas dinâmicas estariam vinculadas àlegitimidade das suas formas de governança, isto é, a aceitação dos modelos de organizaçãodos recursos da firma e da coordenação dos recursos inter-firmas. A especificidade do produtoderiva, então, da realização da variedade de formas de coordenação dos ativos estratégicosterritoriais.

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