EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Estratégias para o Aumento do Consumo de Leite Longa Vida através do Estudo do Comportamento do Consumidor e suas Implicações ao Agronegócio


Informações

Código: GCT401
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-D - Agregação de Valor e Agronegócios

Autores

Luciano Polisseni Duque

Resumo

O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de avaliar as condições determinantespara o aumento do consumo de leite longa vida em Juiz de Fora – MG através do perfil dosconsumidores e analisar o seu comportamento de consumo com ênfase nas informações queestes têm sobre o produto e sobre a identificação dos principais produtos substitutos do leitelonga vida. Para tal, foi realizado levantamento do tipo survey, de natureza descritiva combase em corte transversal, com variáveis quantitativas, totalizando 400 entrevistas pessoaisnas diferentes regiões administrativas de Juiz de Fora, Minas Gerais, utilizando-sequestionários estruturados apenas com questões fechadas. Verificou-se que a maioria dosentrevistados de Juiz de Fora consome leite abaixo dos índices recomendados pelos órgãosmundiais de saúde, tornando-se um problema do ponto de vista social e ao mesmo tempoeconômico. A gestão estratégica destas informações, porém, sugere oportunidade de ganhopara toda a cadeia produtiva leiteira, se esforços forem concentrados para o aumento dessesíndices.

Abrir PDF