Implementação de Estratégia Empreendedora Internacional no Setor de Vinhos: O Caso da Vinícola Miolo
Informações
Código: GCT317
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-D - Agregação de Valor e Agronegócios
Autores
Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Cláudia Cristina Bitencourt, Rosana da Rosa Portella Tondolo
Resumo
Em termos de desenvolvimento teórico há no campo de estudo da estratégia um gapsignificativo entre os processos de formulação e implementação da estratégia. Apesar de esseselementos serem inter-relacionados e fundamentais em termos de gestão estratégica, aformulação tem recebido mais atenção, tanto no âmbito acadêmico como no profissional. Oprocesso de internacionalização das empresas, assim como, a aproximação entre os campos daestratégia e do empreendedorismo, também necessitam ser enfocados pela literatura da gestãoestratégica. Com base nesse contexto acadêmico e empresarial, este trabalho tem comoobjetivo explorar elementos teóricos tendo como objeto o processo de implementação daestratégia de internacionalização da vinícola Miolo. O presente trabalho se caracteriza comoum estudo de caso exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Com base na análisedo caso foi possível identificar aspectos que ilustram a implementação da estratégia, oprocesso de internacionalização e o empreendedorismo estratégico.
Abrir PDF