EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Atitude Empreendedora no Setor Hoteleiro Brasileiro: um Estudo em Pequenos e Grandes Hotéis no Distrito Federal


Informações

Código: GCT903
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-C - Empreendedorismo e Negócios Inovadores

Autores

Maria Angélica Freitas Pedrosa, Eda Castro Lucas de Souza

Resumo

O presente texto tem a finalidade de apresentar os resultados de uma pesquisa, do tipodescritiva correlacional, que teve por objetivo identificar a atitude empreendedora de gerentesde pequenos e grandes hotéis do setor hoteleiro do Distrito Federal, além de validar oInstrumento de Medida de Atitude Empreendedora – IMAE. Os conceitos empreendedorismoe atitude empreendedora constituem o marco teórico deste trabalho. Metodologicamente foiutilizada técnica de survey, em uma amostra de 153 gerentes de 113 hotéis (35 grandes e 74pequenos) e coletados dados pela escala, IMAE, de Souza e Lopez Jr (2005), modificada emestudos posteriores pelos autores. Os resultados principais mostram que a percepção dosrespondentes confirma características de atitude empreendedora, indicadas pela teoria. Napercepção dos pesquisados, tanto os gerentes dos pequenos, quanto dos grandes hotéis,possuem alta atitude empreendedora, sendo destacada a dimensão Realização, ou seja,disposição, capacidade e inclinação para tomar iniciativas, aceitar desafios, objetivar e atingirpadrões excelentes de qualidade, produtividade, crescimento e rentabilidade. Gerentes dospequenos hotéis planejam, inovam e fazem mais sacrifícios pessoais que gerentes dos grandeshotéis que, em contrapartida, aceitam mais desafios que os pequenos.

Abrir PDF