Competitividade Sistêmica em Destinos Turísticos: um estudo a partir da Cooperação, Confiança e Comunicação entre Micro e Pequenas Empresas
Informações
Código: GCT158
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-C - Empreendedorismo e Negócios Inovadores
Autores
Valmir Emil Hoffmann, Helena Araújo Costa
Resumo
Este artigo objetiva analisar a associação entre cooperação, confiança, comunicação e competitividadeturística em São Francisco do Sul e Laguna (SC). Do ponto de vista da micro competitividade,a eficiência das organizações foi aferida em termos de faturamento, custos operacionaise conhecimento que as organizações do turismo locais têm apresentado sobre o turistanos últimos cinco anos. Do ponto de vista da macro competitividade, analisaram-se indicadoresde participação no mercado e de efeitos positivos na economia local. A metodologiaaplicada envolveu dados oficiais secundários e coleta de dados primários por meio de questionáriosjunto a gestores de micro e pequenas empresas turísticas das localidades. Os dados foramtratados com ferramental estatístico para verificação da associação de variáveis categóricaspor meio do coeficiente de contingência (C). A principal conclusão do estudo mostrouque, para a amostra pesquisada, existe relação entre a variação da cooperação e o faturamentodas empresas turísticas locais nos cinco anos estudados. Não foram verificadas associaçõesestatísticas fortes entre os indicadores de macro competitividade e a cooperação, acomunicação e a confiança na amostra estudada.
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