Inovação Tecnológica e Vantagem Competitiva Sustentável no Setor de Telefonia Celular do Brasil: um Estudo Sobre a Interveniência da Convergência Digital
Informações
Código: GCT2200
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-B - Gestão de Tecnologia e Inovação
Autores
Sergio Lex, Moisés Ari Zilber, Gilberto Perez, Saulo Soares de Souza
Resumo
Muitos autores mostram que inovações tecnológicas levam à geração de vantagenscompetitivas duradouras, o que motiva as empresas a buscarem continuamente a inovação,para não serem ultrapassadas pela concorrência. Este estudo procurou entender como o Setorde Telecomunicações no Brasil usa a inovação tecnológica como forma de conquistarvantagem competitiva sustentável. A metodologia adotada envolveu pesquisa de naturezaqualitativa exploratória, desenvolvida por meio de entrevistas em profundidade. Os dadosforam analisados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicam que osfabricantes de equipamentos e prestadores de serviços de telecomunicações se apóiam eminovações tecnológicas para conquistar vantagens competitivas sustentáveis. Entretanto, osresultados também mostram a ocorrência de duas importantes varáveis intervenientes: aconvergência digital e a percepção de valor por parte dos consumidores. As relaçõesexistentes entre essas variáveis foram submetidas a testes para validação estatística, com aaplicação do modelo de equações estruturais.
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