Estratégia de Entrada de Empresas Multinacionais em Mercados Emergentes: O Estudo do Caso Intel
Informações
Código: GCT2105
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-B - Gestão de Tecnologia e Inovação
Autores
Franciane Freitas Silveira, Roberto Sbragia, Daniela Dutra da Costa
Resumo
Companhias multinacionais experientes em operar em economias desenvolvidas começam avoltar seus interesses para operar em mercados emergentes como África, Ásia, Oriente Médioe América do Sul. Enquanto emergem, essas economias podem ser lucrativas especialmentedevido à base potencial de clientes atuais e à forte possibilidade de crescimento num futuropróximo. No entanto, devido às características específicas, a entrada nesses novos mercadosexige antes de tudo um profundo entendimento das necessidades dos usuários finais além deuma cuidadosa reconfiguração do seu modelo de negócios. Este trabalho dedica-se ao estudoda estratégia tecnológica utilizada por uma companhia multinacional ao entrar nos mercadosemergentes. O método empregado para a pesquisa de campo foi o estudo de caso único e osresultados demonstraram que a empresa desenvolveu uma estratégia diferenciada para aentrada nos mercados emergentes bastante alinhada às recomendações da literatura.
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