EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Implantação da TV Digital no Brasil e o Desafio Estratégico das Novas Tecnologias na Indústria da Televisão Aberta: Um Estudo de Casos


Informações

Código: GCT876
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-B - Gestão de Tecnologia e Inovação

Autores

Luiza Curi de Mattos, Paula Castro Pires de Souza Chimenti, Antonio Roberto Ramos Nogueira

Resumo

A Indústria de Televisão Aberta encontra-se hoje no meio de um processo detransformação, devido a tecnologias emergentes que transformam o cenário constantemente.O presente estudo buscou compreender como as redes de televisão aberta brasileiras estãopercebendo as mudanças que estão acontecendo na indústria, e como se preparam para umposicionamento no futuro que permita o aproveitamento de novas oportunidades estratégicas.Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de múltiplos casos, com entrevistas emprofundidade com executivos-chave das cinco maiores redes de televisão aberta no país. Osresultados encontrados evidenciaram que as incumbentes possuem visão estreita sobre astecnologias emergentes que podem impactar a indústria a qual pertencem, como TV Digital eIPTV. Preferem apoiar-se na questão econômica nacional como fator que impede a adoção denovas tecnologias e garante que o modelo de televisão aberta brasileira seja, pelo menos nocurto prazo, imbatível.

Abrir PDF