EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Análise Exploratória sobre Avaliação e Mensuração de Resultados da Capacitação via Estágios Pós-Doutorais: Heterogeneidade entre grandes áreas do conhecimento?


Informações

Código: GCT1785
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: GCT-A - Administração de Ciência & Tecnologia

Autores

Pedro Marcos Roma de Castro, Geciane Silveira Porto

Resumo

A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter exploratório e tevecomo objetivo mapear a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção dos docentes emprogramas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. O estudo busca a mensuração devariações da produção científica num panorama ex-ante e ex-post e encontra-se circunscritonas grandes áreas do conhecimento: Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra e Saúde.Enquanto parte de um estudo mais amplo que objetiva estudar a influência do pós-doutoradosobre a produtividade no sistema de pós-graduação da universidade, este artigo investigaespecificamente se ocorrem diferenças significativas na variação da produção em Ciência eTecnologia – C&T em função da grande área do conhecimento de atuação do pesquisador.Com uma população de 86 doutores que realizaram o estágio pós-doutoral até junho/2003, osdados levantados apontam diferenças entre as áreas do conhecimento em termos da produçãoabsoluta (número de papers publicados), mas o confronto da produção em C&T antes edepois do treinamento pós-doutoral aponta para comportamento de variação ou de sobressaltoda produção científica cujo resultado sugere não haver diferenças significativas e demonstrauma “homogeneização” relativa entre as grandes áreas do conhecimento investigadas.

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