EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Bacon Versus Tragtenberg: "(Sem) Saber e (Com) Poder" nos Estudos Organizacionais


Informações

Código: EOR1834
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-C - Teoria Crítica em Estudos Organizacionais

Autores

José Henrique de Faria, Francis Kanashiro Meneghetti

Resumo

Francis Bacon afirma que saber é poder. Tragtenberg contesta. Essa discussão, nacontemporaneidade, se faz mais importante do que se possa imaginar. Por isso, o objetivocentral deste artigo é verificar as relações entre saber e poder, na atualidade, levando emconsideração o papel da ciência e dos elementos imediatos a ela relacionados. Quanto aosobjetivos específicos deste estudo, destacam-se: (i) Compreender o sentido de filosofia eciência e sua relação com a ideologia; (ii) Verificar como o discurso da neutralidadeaxiológica da ciência se apresenta como mito da modernidade e como se dá a presença da “fé”na filosofia e na ciência, na contemporaneidade; (iii) Refletir sobre a consolidação da ciênciacomo força produtiva e/ou como mercadoria no atual sistema econômico; (iv) Destacar aimportância do complexo industrial militar como financiador de grande parte dos atuaisestudos científicos; (v) Entender o processo de racionalização, avaliando a importância dopragmatismo e da burocracia universitária como afirmação da ciência na atualidade. O textoconclui que tanto é possível a existência de saber como poder (de acordo com a idéia deBacon) como a de não saber, mas com poder (conforme as contribuições de Tragtenberg) paraa compreensão da relação entre saber e poder.

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