Utopia & Transformação Social: Contribuições da Pedagogia Crítica de Paulo Freire para os Estudos Organizacionais
Informações
Código: EOR2050
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-C - Teoria Crítica em Estudos Organizacionais
Autores
Aida Maria Lovison, Guilherme Dornelas Camara
Resumo
Este ensaio tem por objetivo iluminar a possibilidade de transformação da realidadeorganizacional com base na Pedagogia de Paulo Freire. Não se trata de verificar a eficiência e aeficácia do “Método Paulo Freire” na recriação de organizações de natureza diversa, mas detrazer o potencial reflexivo-crítico desta Pedagogia para o campo dos Estudos Organizacionais.Ao assumir a libertação como referência ética contraposta ao modo de viver-pensar-agircondicionado pelo caráter instrumental e unidimensional do paradigma dominante, a contribuiçãodeste grande educador instaura-se como lúcido contraponto às visões de realidade apresentadasno “Horror Econômico”, por Viviane Forrester, no “Fim dos Empregos” de Jeremy Rifkin e na“Banalização da Injustiça Social” de Christophe Dejours. Ao concretizar-se como esperançacrítica em um devir calcado na alteridade e na responsabilidade, a pedagogia freireana gera ascondições necessárias à superação do modo de pensar-agir-viver tanto dos opressores, quanto dosoprimidos. O que deve ser superado, pois, segundo Paulo Freire, é o discurso oco e o verbalismovazio, presentes na Educação e, para nós, também nos Estudos Organizacionais. A ênfase, nestecaso, é a instauração do diálogo, fundamental ao desenvolvimento de uma consciência reflexivocríticae, em última instância, de um que-fazer solidário, horizonte da utopia aqui defendida.
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