EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Genealogia das Consultorias Empresariais: o Caso do Projeto Liderança


Informações

Código: EOR681
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-C - Teoria Crítica em Estudos Organizacionais

Autores

Raphael de Jesus Campos de Andrade, George Christian Linhares Bezerra, Frederico Alberto Gurgel e Silva, Marcelo Correia Lima da Rocha, Daniel Rodriguez de Carvalho Pinheiro, Ana Sílvia Rocha Ipiranga

Resumo

O trabalho do filósofo Michel Foucault tem sido bastante utilizado nos estudosorganizacionais desde a década de 1990, especialmente para explicar os mecanismos decontrole das empresas e a violência instituída nas relações de trabalho. Entretanto, percebe-seque muitos pesquisadores articulam os conceitos de Foucault de modo fragmentado, fora docontexto de sua obra, apenas em função de seus próprios objetivos. Por outro lado, acredita-seque a Administração apresenta uma tensão entre teoria e prática por pertencer às ciênciassociais aplicadas. Essa tensão tem impacto direto nas atividades das consultorias empresariais.Em função de tudo isso, objetiva-se, neste artigo, compreender o processo de venda de umproduto de consultoria a uma fundação de tecnologias industriais, destacando, à luz dométodo foucaultiano, os enunciados da Administração retomados pelo consultor e pelo clientee as relações de poder estabelecidas entre eles. Para tanto, optou-se por uma metodologiaqualitativa e interpretativa. A observação direta e também a participante, as entrevistas semiestruturadase o grupo focal constituíram as técnicas de coleta de dados, que foram tratadospor meio da análise do discurso. Com isso, pôde-se concluir que, de fato, ocorreu a venda doproduto de consultoria devido à congruência entre os interesses do consultor e do cliente.

Abrir PDF