EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Valores Relativos à Competição Organizacional: um Novo Olhar na Pesquisa de Valores em Ambientes Empresariais


Informações

Código: EOR3003
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional

Autores

Silvia Marcia Russi De Domenico, Maria Luisa Mendes Teixeira

Resumo

Este artigo visa a oferecer subsídios para a compreensão das ações no âmbito empresarial emambiente competitivo por meio de uma nova lente – os valores relativos à competiçãoorganizacional – VRCO e, a propor uma metodologia para apreensão desses valores a partirda perspectiva sociológica da psicologia social, na tradição do interacionismo simbólico.Contrapondo-se à corrente preferencial dos estudos no campo, de cunho positivista, esteestudo indica a metodologia qualitativa como caminho para a apreensão de tais valores,mediante a utilização de observação participante, entrevistas, conversas espontâneas edocumentos para o levantamento de materiais empíricos, tratado, analisados e interpretadossegundo análise do discurso à luz da pragmática e da hermenêutica. A aplicação de conceito emetodologia foi realizada em empresa brasileira de porte médio do ramo de prestação deserviços, e permitiu a apreensão de dezessete VRCO, sendo três deles: relacionamentobaseado em confiança, entrega além do contratado e cooperação, subjacentes às práticasresponsáveis pelo diferencial competitivo da empresa, além de dar margem à identificação deanti-valores, indicando que os stakeholders são considerados e tratados de forma heterogênea– aspectos não perceptíveis mediante as abordagens tradicionais de valores organizacionais.

Abrir PDF