Construção Social das Relações de Gênero e da Carreira Executiva: Análise Semiótica da Presença de Estereótipos na Literatura Gerencialista
Informações
Código: EOR2862
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional
Autores
Jacquelaine Florindo Borges, Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Rodrigo Miranda
Resumo
A literatura gerencialista tem um papel ativo na disseminação de modelos do executivo ideal,o que exerce significativa influência no comportamento de homens e mulheres que desejamuma bem sucedida carreira no mundo dos negócios. Neste artigo, examinamos os estereótiposvinculados a este modelo numa das revistas mais lidas do país cujo foco editorial é a carreirade executivo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza o método de análise semióticapara analisar as capas da revista VOCE S/A ao longo de uma década, desde sua criação. Oobjetivo é identificar como a revista VOCE S/A contribui para a reificação de modelosestereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres no mundo dos negócios. Osresultados deste estudo reforçam que esse periódico veicula informações textuais e imagéticas“carregadas” de valores e cultura, tornando-se, assim, um artefato mediador que influencia opúblico a que se destina. Também, revelam que a edição de uma revista não é produzida deforma isolada do contexto sócio-político em que se insere e, deste modo, o periódicoanalisado reproduz, ao invés de transformar, a situação concreta vivida por homens emulheres no espaço organizacional.
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