Re-validação de Escala de Satisfação no Trabalho
Informações
Código: EOR1576
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional
Autores
Francisco Antonio Coelho Junior, Cristiane Faiad de Moura
Resumo
A literatura em comportamento organizacional aponta que satisfação no trabalhovem sendo uma das variáveis mais investigadas empiricamente, embora poucos estudosrecentes apresentem medidas válidas voltadas à sua operacionalização nas organizações. Oobjetivo do presente trabalho consiste em re-validar uma escala de satisfação no trabalho, afim de verificar sua generalidade e fidedignidade. A coleta de dados, presencial, foi realizadaem uma Instituição de Segurança Pública do Distrito Federal. A medida utilizada tinha 25itens associados a uma escala likert, aonde 1 correspondia a “totalmente insatisfeito” e 7“totalmente satisfeito”. A amostra obtida foi predominantemente masculina (90,6%), comensino médio completo (48,2%). Foram utilizados procedimentos de análise fatorial paraanálise dos dados. Como resultados, a matriz apresentou-se fatorável (KMO=0, 89) comsugestão de até cinco fatores. O primeiro fator (5 itens, alfa = 0,90) foi relacionamento com achefia, o segundo “Relacionamento com os colegas” (5 itens, alfa = 0,89), o terceiro fator“Política de remunerações” (5 itens, alfa = 0,88), o quarto “Política de promoções” (5 itens,alfa = 0,82) e o quinto fator “Natureza da tarefa” (4 itens, alfa = 0,76). A escala apresentou-seconfiável, sendo importante instrumento gerencial ao diagnóstico de satisfação no trabalho.
Abrir PDF