EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Re-validação de Escala de Suporte à Aprendizagem Informal no Trabalho


Informações

Código: EOR1324
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional

Autores

Francisco Antonio Coelho Junior, Jairo Eduardo Borges-Andrade

Resumo

O suporte psicossocial provido por pares e chefias à aprendizagem no trabalho é defundamental importância à sua ocorrência. O objetivo do presente trabalho consiste em revalidaruma escala de suporte à aprendizagem em um contexto organizacional distinto de suavalidação original, a fim de verificar sua precisão, generalidade e fidedignidade. A coleta dedados, presencial, foi realizada em uma Instituição de Segurança Pública do Distrito Federal.A amostra obtida (N=257) foi predominantemente masculina, com um tempo médio de 10,2anos (desvio padrão= 4,5) de trabalho na Corporação. Utilizaram-se procedimentos de análisefatorial para a validação empírica da escala. Como resultados, a escala apresentou-se fatorável(KMO=0,95), com indicação de até dois fatores. O primeiro fator (23 itens, consistênciainterna de 0,97, 47,1% de variância explicada), correspondeu à percepção de suporte àaprendizagem das chefias e unidade de trabalho. O segundo fator (5 itens, consistência internade 0,95, 12,2% de variância explicada) foi o de suporte à aprendizagem dos colegas e pares. Aestrutura empírica unifatorial (28 itens, consistência interna de 0,97 e % de variânciaexplicada de 47,07%). A escala apresentou-se confiável, sendo considerada importanteferramenta diagnóstica às ações gerenciais na promoção do suporte à aprendizagem.

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