Orientação de Mestrado e de Doutorado, à luz dos construtos de Mentoria e Liderança
Informações
Código: EOR1290
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional
Autores
Lorena Bezerra da Silva
Resumo
Este trabalho consiste em um estudo exploratório que busca identificar que funções deMentoria e que aspetos de Liderança Transacional, Transformacional e Servidora estãopresentes no comportamento de orientadores de mestrado e doutorado no Brasil. Utilizou-seum questionário semi-estruturado, enviado via e-mail e disponibilizado numa plataforma onlinepara os doutores/orientadores de mestrado e doutorado, para a obtenção dos dados,compilando itens dos construtos de Mentoria (Noe, 1988) Liderança Transacional,Transformacional, Laissez-faire (Bass e Avolio, 1985) Liderança Servidora (Dennis, 2004). Oproceder metodológico baseou-se em análises quantitativas e qualitativas, a partir deinformações provenientes de estatística descritiva. Constatou-se, a partir dos resultadosanalisados, que existe falta de compreensão do que é ser mentor pela maioria dos respondentes(doutores/orientadores), que não identificam como elementos do modelo ideal de orientaçãomuitos dos comportamentos constituintes das funções de mentoria. Assim como nãoidentificaram elementos dos modelos vigentes de liderança.
Abrir PDF