Atitudes dos Gestores no Setor de Serviços frente à Inserção de Pessoas com Deficiência como Clientes Potenciais
Informações
Código: EOR1288
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional
Autores
Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Janayna de Cássia Suzano, Luciana Alves Drumond Almeida
Resumo
Resumo
O presente estudo busca analisar a atitude de gestores de pequenos e micro empreendimentosde serviços, principalmente ligados ao turismo, que têm se deparado com uma nova realidade:a ampliação do turismo às pessoas com deficiência. Foram considerados os componentesbásicos da atitude: o componente cognitivo ou crenças, o componente afetivo, a intençãocomportamental e o comportamento. A amostra foi composta por 81 estabelecimentos,constituído de hotéis e pousadas de duas cidades mineiras pertencentes ao circuito da EstradaReal. O método de pesquisa adotado foi o quantitativo, tendo sido utilizado o survey dedesenho transversal. A apresentação e análise dos dados envolveram a utilização de técnicasestatísticas como: análise descritiva dos dados, análise do coeficiente de correlação rho deSpearman e análise de variância. A pesquisa permitiu configurar crenças, comportamentos eintenções de ações de sujeitos que poderão contribuir para a construção de ações que visem àampliação das possibilidades de exercício pleno do direito ao turismo por parte das pessoascom deficiência.
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