Motivação na Aprendizagem Organizacional: Construindo as Categorias Afetiva, Cognitiva e Social
Informações
Código: EOR927
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional
Autores
Christiane Kleinübing Godoi, Sandra Margarete Ferrereira de Freitas, Taís Baumgarten Carvalho
Resumo
Este ensaio situa-se no interior da abordagem multiníveis da aprendizagem organizacional, naqual diferentes teorias da aprendizagem organizacional direcionam-se a níveis distintos dedimensões do aprender, buscando a interconexão entre esses vários níveis. O posicionamentosobre os processos complexos de aprendizagem encontra no fenômeno motivacional um elementofundamental, uma vez que a motivação na aprendizagem organizacional está inserida no camposocial e busca encontrar sua gênese no individuo. O que buscamos reside na compreensão doentrelaçamento dos aspectos afetivos, cognitivos e sociais da motivação no interior do processode aprendizagem organizacional. Tecido dentro da teia do pensamento complexo sobre oaprender organizacional, este ensaio objetiva delimitar seu objeto – motivação na aprendizagemorganizacional – construto emergente da construção interrrelacionada de três categoriasmotivacionais: a) categoria afetiva, originária da confluência entre a teoria psicanalítica freudianae abordagem psicodinâmica da aprendizagem; b) categoria cognitiva, originária do pensamentopiagetiano; e c) categoria social, sob a influência das teorias da aprendizagem social e sóciocognitiva.Da junção entre as três categorias e seus fatores surge o delineamento do construto.
Abrir PDF