Improvisação e Aprendizagem nas Organizações: Reflexões a partir da Metáfora da Improvisação no Teatro e na Música.
Informações
Código: EOR755
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional
Autores
Leonardo Flach, Claudia Simone Antonello
Resumo
Nas organizações existem momentos em que são exigidas respostas imediatas queimplicam em improvisação. Estas ocasiões, por sua vez, fornecem pouca margem paraelementos como planejamento, padronização e controle. Surge, então, a necessidade de novosmodelos teóricos e práticas que abarquem estas necessidades organizacionais. Este ensaioteórico tem por objetivo identificar e propor, a partir da metáfora das artes, alguns pressupostosque auxiliem nos estudos e compreensão do papel da improvisação nos processos deaprendizagem nas organizações. Assim, são apresentados e discutidos os seguintespressupostos: a) o tempo influencia o processo de improvisação; b) a improvisação trabalhacom a bricolagem; c) a improvisação parte de estruturas mínimas; d) as pausas e o silênciotambém fazem parte do processo de improvisação; e) a improvisação pode ser individual oucoletiva; f) a improvisação pode estar baseada em clichês e em repetição ou variação de temas;g) o erro é considerado parte da improvisação; h) a improvisação em conjunto exige negociaçãoe diálogos contínuos; i) a performance é essencial no ato de improvisação.
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