EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Códigos de Ética Empresarial: uma Análise de Fatores que Influenciam sua Efetividade


Informações

Código: EOR563
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional

Autores

Antonio Carlos Capeletti Sarmento, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, Paulo Roberto da Costa Vieira

Resumo

Os códigos de ética empresariais, embora não sejam explicitamente exigidos por lei paratodas as empresas, estão se tornando tão freqüentes que sua existência é fonte de interesse epreocupação para a quase totalidade delas. O trabalho busca investigar fatores percebidos porgerentes e empregados de empresas como significativos para que o código de ética sejaefetivamente praticado. Para tal, aplicou-se uma pesquisa survey envolvendo cinco grandesempresas brasileiras, utilizando-se um questionário estruturado e auto-administrado comperguntas sobre 16 variáveis identificadas na literatura como relevantes para a efetividade docódigo de ética. Com base nas 95 respostas obtidas, realizou-se uma análise fatorial, cujasolução indicou dois fatores, aos quais se atribuiu os nomes de Conformidade eEnvolvimento. O fator Conformidade, reunindo sete variáveis, refere-se ao modelo de gestãodo código de ética a ser adotado pela empresa, enquanto o fator Envolvimento representa anecessidade de a empresa buscar a adesão dos empregados ao programa de ética.

Abrir PDF