As Facetas da Personalidade no Entrelinhamento do Estresse Ocupacional dos Docentes do Curso de Administração
Informações
Código: EOR462
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional
Autores
Luciano Gonzaga Vanderley, Lorena Coelho Ximenes
Resumo
Essa pesquisa foi motivada na realizada em Belo Horizonte para analisar a atividade docentede ensino superior em relação a variáveis de estresse ocupacional, justificando um olhar maisatento à atividade docente. Objetivou-se identificar as facetas da personalidade noentrelinhamento do estresse ocupacional dos docentes do curso de Administração. Foi feitauma pesquisa exploratória, de enfoque qualitativo e quantitativo: qualitativo, pois se apoiounum olhar diferenciado para obter fatos descritivos pelos docentes; e quantitativo, tendo emvista que se buscou identificar regularidades na amostra que possa ser estabelecida àpopulação. O presente estudo constitui-se de estudo de caso. O questionário utilizado foicomposto por uma versão reduzida do Occupational Stress Indicator e por uma partecomplementar, intitulada “Situação de Trabalho”, para levantar dados específicos da categoriaprofissional. Houve uma tendência ao comportamento do tipo A, caracterizado pela pressa epela tensão. Além disso, encontrou-se forte tendência ao “Lócus de Controle Externo”,indicando que existe mais propensão ao estresse, onde visualiza uma grande possibilidade desofrer influência dos fatos que os rodeiam, os quais constituem determinantes da maior partede seus resultados.
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