Mercadão de Madureira: era uma casa portuguesa com certeza
Informações
Código: EOR2732
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-A - Teoria das Organizações
Autores
Ivana Benevides Dutra Murta, Mariana Mayumi Pereira de Souza, Gabrielle Oliveira Almeida, Wallace Oliveira dos Santos
Resumo
Objetivou-se neste artigo apreender a identidade do Mercadão de Madureira, baseada naidentidade dos comerciantes de origem portuguesa que mantêm a história e a memória desteespaço social, na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Trabalhou-se com o conceito de identidade naperspectiva sociológica, entendendo-a como relacionada à cultura, à(s) socialização(ões), aoespaço e, por conseqüência, à dinamicidade do mesmo. No desenvolvimento empírico, os dadosforam coletados tanto a partir de observações registradas em diários de campo pelospesquisadores, como nas entrevistas com roteiros semi-estruturados, que foram gravadas eposteriormente tratadas com a técnica de análise do discurso. Como considerações finais desteestudo, observam-se as formações das identidades associadas às culturas portuguesa, brasileira echinesa, relacionadas também às transformações espaciais e simbólicas.
Abrir PDF