EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Dimensão Identitária em duas Feiras Hippies: uma Comparação Etnográfica entre Estados Unidos e Brasil


Informações

Código: EOR2511
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-A - Teoria das Organizações

Autores

Mariana Mayumi Pereira de Souza, Jorge Francisco Bertinetti Lengler, Ivana Benevides Dutra Murta, Roberta López Aguzzoli

Resumo

Comparar sem necessariamente estabelecer as raízes das diferenças. Este é o propósitofundamental deste trabalho, que busca revelar identidades, por meio dos sutis contornos dadiversidade do comportamento de indivíduos que se encontram em rituais como duas feirashippies de países diferentes. Os espaços analisados foram a feira Saturday Market, no estadodo Oregon, Estados Unidos, e a feira “hippie” de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais,Brasil. O método etnográfico foi considerado adequado para se apreender a esferacomportamental cotidiana das feiras. Com isso, obteve-se um rico material de análise, quepermitiu revelar as identidades por meio das práticas dos expositores – suas formas deproduzir e de comercializar. Além disso, os pesquisadores realizaram entrevistas semiestruturadasque possibilitaram compreender melhor opiniões sobre as feiras, suas histórias eseus significados. A conclusão deste estudo comparativo foi que as identidades das feiras serevelaram por meio de aspectos históricos, comportamentais e espaciais. As feiras seriaminstituições com significados distintos, espelham contextos diferentes e atraem públicosdiferentes. Contudo, a identidade profissional do artesão apresentou traços marcadamentesemelhantes em ambos ambientes, sendo o elo identitário entre as duas feiras.

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