Variáveis Organizacionais que Influenciam o Nascimento e o Crescimento de Redes de Pequenas Empresas
Informações
Código: EOR2451
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-A - Teoria das Organizações
Autores
Celso Augusto Rimoli, Ernesto Michelangelo Giglio
Resumo
As redes interorganizacionais, conforme a literatura sobre o tema, existem há muito tempo,mas vêm crescendo em importância nas últimas décadas em função de fenômenos sociaiscomo a globalização e o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação ecomunicação (TICs), que têm favorecido a competição entre redes de empresas, em vez deempresas individuais. Nessa linha de argumentação, o trabalho analisa quais variáveisorganizacionais condicionam o nascimento e crescimento de redes de negócios de pequenasempresas. Três redes brasileiras foram acompanhadas presencialmente pelos autores, segundoos paradigmas de redes sociais e redes construídas, utilizando preceitos e ferramentas daestratégia de pesquisa de estudo de casos. Foram investigadas tanto variáveis sociais, comoconfiança, cooperação, comprometimento, relações sociais anteriores e transparência; quantonegociais, como objetivos econômicos, contratos formais, estratégia da rede, governança,legitimidade e fluxos; nas relações interorganizacionais e analisadas suas influências nosucesso de uma rede e no insucesso das outras duas. Foram elaboradas algumas formulaçõessobre a dinâmica dessas relações e sistematizados os conhecimentos que propiciam onascimento do formato estrutural denominado rede de negócios.
Abrir PDF