A Participação em Redes de Cooperação Influencia os Resultados das Pequenas e Médias Empresas Associadas?
Informações
Código: EOR1937
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-A - Teoria das Organizações
Autores
Jorge Renato Verschoore, Alsones Balestrin
Resumo
A participação em uma rede de cooperação tem sido uma decisão tomada por pequenase médias empresas em virtude dos ganhos competitivos que proporciona aos seus associados.Diversas pesquisas já evidenciaram a obtenção de ganhos competitivos por meio de redes decooperação, mas poucas conseguiram verificar se tais ganhos se refletem positivamente nosresultados das empresas que fazem parte das redes. O objetivo principal do artigo é, portanto,identificar se a participação em redes de cooperação influencia os resultados das empresasassociadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa em uma amostra de 816pequenas e médias empresas associadas às redes de cooperação formadas por uma políticapública empreendida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados, segundo apercepção dos empresários, indicaram que após terem ingressado na rede as empresasobtiveram um aumento médio de 21,73% no número de clientes e 23,64% no faturamento dasempresas. Os achados apontaram também que, de acordo com a percepção dos representantes,os resultados das empresas participantes melhoram à medida que aumenta o número deassociados e o tempo de existência da rede de cooperação.
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