"Aprecie Com Moderação" e "Se Beber Não Dirija": a Identidade da Organização como Processo Discursivo e Ato Performativo
Informações
Código: EOR1911
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-A - Teoria das Organizações
Autores
Jacquelaine Florindo Borges, Cintia Rodrigues de O. Medeiros
Resumo
Na literatura sobre o tema identidade da organização predominam dois conceitos: identidadeorganizacional (IO) e identidade corporativa (IC). De maneira geral, IO diz respeito ao modocomo os membros da organização respondem à questão “quem nós somos comoorganização?” e IC refere-se ao que a organização formalmente “diz ser” para a audiênciaexterna. Neste trabalho, propomos o conceito identidade organizacional performativa edefendemos que a construção da identidade de uma organização é um processo discursivo esimbólico-material dirigido pela questão “o que ou quem estamos nos tornando comoorganização?”. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa que utiliza os Estudos Culturais ea Análise Crítica do Discurso como abordagem teórico-metodológica para analisar o processode construção de identidade por uma organização – a empresa AmBev. Para a coleta de dadosrealizamos pesquisa na mídia impressa e eletrônica. As conclusões deste estudo enfatizam quea construção da identidade da organização é um processo performativo, pois resultado de atosde linguagem, e discursivo, devido à interconexão de diferentes discursos os quais constituema base do processo pelo qual a organização constrói, defende e transforma a sua identidade.
Abrir PDF