Como Duas Instituições de Ensino Superior Desenvolveram a Competência de Ofertar Cursos Superiores de Tecnologia Enquanto Resultado da Aprendizagem Coletiva
        Informações
        Código: EOR1764
        Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
        Tema de Interesse: EOR-A - Teoria das Organizações
        
Autores
        Adriana Roseli Wünsch Takahashi, André Luiz Fischer
        
Resumo
        Este estudo múltiplo de casos tem por objetivo analisar os processos de aprendizagemorganizacional, por meio da investigação da apropriação do conhecimento e das mudançasnos recursos organizacionais, e sua inter-relação com o desenvolvimento de competências emduas instituições de ensino superior. A pesquisa realizada, exploratória e qualitativa,procurou identificar como a articulação dos recursos compôs novas competênciasorganizacionais e quais foram os conhecimentos críticos que possibilitaram o estabelecimentode novas rotinas e práticas nas duas instituições selecionadas: a unidade de Curitiba doCEFET-PR e o Centro de Educação Tecnológica do Grupo Opet – CET-Opet. Cabe ressaltarque o fenômeno analisado refere-se ao ensino, mais especificamente à oferta de CursosSuperiores de Tecnologia – CSTs. Os elementos conceituais da pesquisa foram suportadospor meio da literatura de aprendizagem organizacional e competências organizacionais e dateoria da firma baseada em recursos – VBR. No entanto, pressupostos das teorias institucionale de cultura organizacional também foram utilizados. Como resultado, identificamos osconhecimentos institucionalizados, as mudanças ocorridas, os processos de aprendizagem e ascompetências desenvolvidas em cada uma das instituições, ênfase adotada neste trabalho.
        
        
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