EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Descortinando os Processos da Aprendizagem Organizacional no Desenvolvimento de Competências em Instituições de Ensino Superior


Informações

Código: EOR1738
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-A - Teoria das Organizações

Autores

Adriana Roseli Wünsch Takahashi, André Luiz Fischer

Resumo

O propósito deste artigo é analisar os processos da aprendizagem organizacional que levaramao desenvolvimento das competências necessárias para que instituições de ensino superiorpassassem a oferecer Cursos Superiores de Tecnologia – CSTs. O escopo do estudo estálimitado à cidade de Curitiba-PR e seus pressupostos assumem que a aprendizagemorganizacional é o meio pelo qual as instituições adquirem as competências necessárias paraviabilizar suas estratégias. A natureza da pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa, eo método utilizado é o estudo de casos múltiplos, em uma perspectiva temporal longitudinal.Os resultados mostraram que o desenvolvimento da competência de ofertar CSTs demandoumudanças profundas na articulação dos recursos das duas instituições estudadas. Novosconhecimentos foram institucionalizados como rotinas e práticas estáveis para o cotidiano dasorganizações. Com base nos dados encontrados, foi possível conduzir uma análise transversal,enfatizada neste trabalho, a qual permitiu constatar que determinadas competências podem serconstruídas enquanto outras são desconstruídas, configurando o caráter dinâmico dodesenvolvimento de competências e do processo de aprendizagem. Assim, foi possívelcorroborar o modelo de análise adotado de Patriotta (2003) e propor avanços no mesmo.

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