EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Programa Escola Campeã na Gestão Escolar: o hibridismo entre a racionalidade burocrática e uma "anarquia organizada"


Informações

Código: EOR1611
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-A - Teoria das Organizações

Autores

Andréia Pereira de Almeida, Gelson Silva Junquilho, Izabel Cristina Novaes

Resumo

Este artigo busca a compreensão dos impactos do Programa de gestão escolar Escola Campeãna rede de ensino fundamental da Serra (ES), a partir de uma pesquisa realizada em umaescola pública municipal. A intenção é compreender as especificidades de se implantar umaproposta de gestão ancorada nos princípios da racionalidade legal burocrática em umarealidade concebida como uma “anarquia organizada” (COHEN, MARCH, OLSEN, 1972), apartir da interpretação de atores sociais da unidade de ensino, tomada esta como umaorganização educativa (LIMA, 2003). A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada por meiode um estudo de caso, utilizando-se as técnicas de coleta: entrevistas semi-estruturadas eanálise documental. Para tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. O Programatinha como objetivo atacar o problema da evasão e da repetência, oferecendo-se como asolução em nível de gestão. Traz um histórico sobre o Programa e sobre a educação municipalconsiderando o período em que há uma preocupação com a adoção de uma política pública decombate à evasão e repetência. Como resultados principais destacam-se: o Programa nãochegou ao conhecimento do coletivo da escola; os sujeitos não reconheciam mudançaspositivas na implantação do Programa, todavia sentiram que a gestão da escola foi alterada.

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