Linguagem, Relações de Poder e o Mundo do Trabalho: A Construção Discursiva do Conceito de Empreendedorismo
Informações
Código: EOR686
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-A - Teoria das Organizações
Autores
Alessandra Mello da Costa, Denise Franca Barros, Paulo Emílio Matos Martins
Resumo
Utilizando-se da teoria da estruturação (GIDDENS, 2003), este artigo analisa a construçãodo conceito de empreendedorismo em dois loci de produção de significado: a universidade e amídia de negócios. O estudo confiou no método da análise do discurso e concentrou seu focono material publicado nas revistas Exame, Você S.A. e HSM Management dos últimos trêsanos e em entrevistas em profundidade realizadas com alunos e docentes, participantes deEmpresas Juniores de universidades no Rio de Janeiro. O objetivo foi identificar e discutirconstruções discursivas acerca do conceito de empreendedorismo, investigando possíveisvínculos que evidenciem as relações de poder no mundo do trabalho e suas possíveisconseqüências na formação de futuros profissionais de administração de empresas.
Abrir PDF