EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Construto da Distância Psíquica como Fator Moderador da Orientação para Mercado Externo e da Performance Exportadora: uma proposta de pesquisa


Informações

Código: ESO1001
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional

Autores

Marcelo André Machado, Gérson José Bonfadini

Resumo

O aspecto cultural na orientação para mercado já foi observado como fator moderador daperformance organizacional (Nakata e Sivakumar, 2001), a partir das dimensões da culturanacional propostas por Hofstede. Contudo, dentro do estudo do processo deinternacionalização de empresas, a escola de Uppsala oferece uma outra abordagem de culturaque afeta a performance internacional de uma empresa. Trata-se do construto da distânciacultura ou psíquica. O presente ensaio teórico desenvolve uma proposta de pesquisa que buscadebater a possibilidade de que o construto da distância cultural ou psicológica, desenvolvidopela Escola Nórdica do processo de internacionalização de empresas, pode também atuarcomo moderador na orientação para mercado externo de uma empresa e de sua performanceneste mercado. Este trabalho procura, inicialmente, apresentar e discutir os elementosconstituintes da orientação para mercado, da performance no exterior e da distância culturalpara, ao final, propor um modelo teórico-analítico de integração de tais perspectivas,objetivando direcionar futuras investigações sobre fatores moderadores da orientação paramercado externo de empresas em processo de internacionalização e sua performance noexterior.

Abrir PDF