EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Estruturação das Redes de Fast Food: Um Estudo Empírico sobre os Antecedentes do Franchising e suas Implicações sobre o Desempenho das Firmas


Informações

Código: ESO626
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Jorge Ferreira da Silva, Luiz Fernando Caldas, Lia Davidovitsch

Resumo

Esta pesquisa buscou não só ampliar o entendimento quanto aos fatores que influenciama adoção e o desenvolvimento do sistema de franchising, como também conhecer relaçãoentre o seu grau de utilização e o desempenho das firmas franqueadoras. Com base naliteratura, foram desenvolvidos dois modelos estruturais teóricos utilizando fatorespreconizados pelas teorias da escassez de recursos, dos custos de transação e da agência. Osmodelos foram testados pela técnica da Modelagem de Equações Estruturais, alcançando bonsníveis de ajuste geral. A investigação empírica utilizou informações de domínio público sobre88 redes de fast food que operam no Brasil. Os resultados indicaram que tanto fatores ligadosà teoria da escassez de recursos quanto fatores associados à teoria da agência apresentaramefeitos significantes sobre o nível de utilização do franchising e o desempenho das firmasfranqueadoras. A análise da influência da maturidade das firmas permitiu identificar que oefeito da utilização do franchising sobre o desempenho é mais significativo para as empresasmais jovens do que para as mais maduras.

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