EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Desenvolvimento de Método de Análise de Posicionamento Competitivo de Serviços Complexos


Informações

Código: ESO3036
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Solange Maria da Silva, Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Adriano Heemann

Resumo

A oferta de valor é um fator importante para a vantagem competitiva de qualquer organização,sobretudo em serviços complexos, característicos de organizações universitárias ehospitalares, em função das características particulares desses serviços. A vantagemcompetitiva relacionada aos serviços complexos pode ser obtida a partir do conhecimento dosfatores que são valorizados pelos diferentes consumidores, e de como estão posicionados osprincipais serviços em um determinado segmento de mercado à luz desses fatores. Nessesentido, o estudo tem por objetivo apresentar um método de análise de posicionamentocompetitivo de serviços complexos que concorrem entre si em um segmento de mercado,baseado na estrutura de preferência dos seus consumidores, atuais e potenciais. O Método deanálise de posicionamento foi construído a partir de três dimensões principais: identificaçãoda estrutura de preferência dos consumidores em diferentes segmentos de mercado, avaliaçãode desempenho de serviços complexos e análise do posicionamento competitivomultidimensional. Para isso, são integradas, de forma adaptada, as seguintes técnicas: conjointanalysis; grupo de foco, a aplicação de questionários com questões que utilizam a escalaLikert de 5 pontos; e a matriz importância-desempenho, voltada para um método comparativo.

Abrir PDF