EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Processo de Implementação da Estratégia em uma Empresa do Setor Têxtil


Informações

Código: ESO2378
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Leandro Luiz Santos Barbosa, Aldemir Drummond

Resumo

Saber implementar estratégias, em um ambiente de competição cada vez mais complexo edinâmico, torna-se fonte de vantagem competitiva. Este tema tem recebido maior atenção dacomunidade acadêmica, que o trata como problemático, pois poucas organizações conseguemsucesso neste processo. Para superar os obstáculos à implementação da estratégia, váriosmodelos são sugeridos, destacando as variáveis organizacionais que influenciam o processo eque deveriam estar alinhadas à estratégia. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisaexplicativa, de natureza qualitativa, que procurou descrever e analisar o processo deimplementação de estratégia de uma empresa do setor têxtil. O estudo examinou asinfluências das variáveis de implementação no processo, reunidas em um modelo de análise apartir de revisão bibliográfica, que considerou também a influência do contexto interno eexterno. Os resultados apontaram as variáveis que mais exerceram influência no processo deimplementação. Espera-se que o estudo possa contribuir para uma melhor compreensão doprocesso de implementação, auxiliando na redução da lacuna de conhecimento existente.

Abrir PDF