EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Influência da Tipologia Estratégica de Miles e Snown no Grau de Orientação para o Mercado em Instituições de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná


Informações

Código: ESO1669
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Tomás Sparano Martins, June Alisson Westarb Cruz, Julio Adriano dos Reis, Roberto Ari Guindani

Resumo

Este trabalho investiga a influência de uma tipologia estratégica no desempenho de escolas deensino fundamental e médio no Estado do PR, levando em consideração o respectivo grau deorientação para o mercado. O modelo foi elaborado a partir de dois conceitos: a tipologiaestratégica de Miles e Snow (1978) e orientação para o mercado no modelo de Kohli,Jaworski e Kumar (1993). Para realizar o presente estudo, um levantamento de cortetransversal (survey cross-sectional) foi feito. A coleta de dados foi realizada através dequestionário enviado à direção de todas as escolas de ensino fundamental e médio associadasao SINEPE-PR (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do PR), totalizando699 organizações. Foram considerados válidos para a pesquisa 153 casos. Para a análise dosdados foi utilizado o Teste H de Kruskal-Wallis e, para tal, o software estatístico Minitabversão 15. Verificou-se que a tipologia estratégica é um fator que influencia as variáveis deorientação para o mercado nas empresas do setor analisado.

Abrir PDF