EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Reestruturação dos Canais de Distribuição como Vantagem Competitiva: Um Estudo das Redes de Empresas no Varejo Supermercadista


Informações

Código: ESO1586
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Marcos Livato, Gideon Carvalho de Benedicto, Marcelo Corrêa Alves, Wislei Riuper Osório, Cândido Ferreira da Silva Filho

Resumo

Os novos “moldes” de competitividade têm sugerido que as atenções sejam voltadaspara uma eficiente gestão da cadeia de suprimentos no setor supermercadistas, do produtor aoconsumidor final dos produtos, reduzindo seus custos operacionais. Sabe-se que a eliminação dealgumas dessas fases de intermediação dentro dos canais de distribuição pode representar para osvarejistas uma importante vantagem competitiva, com a eliminação dos custos adicionaiscobrados pelos intermediários. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de reestruturaçãodos canais de distribuição no varejo brasileiro de alimentos por meio da estratégia cooperativa,induzindo à eliminação dos intermediários. A pesquisa bibliográfica serviu de base para adefinição da metodologia desta pesquisa, que foi realizada por meio de um estudo observacionaljunto a dezenove Centrais de Negócios Supermercadistas no Estado de São Paulo. Para a coletados dados foi elaborado um questionário com perguntas fechadas. Após a coleta dos dados etabulação, foram aplicadas técnicas quantitativas de análise de dados por meio do sistema SAS. Oestudo pretende discutir a proposta das redes de cooperação como alternativa estratégica, com apossibilidade de eliminação de algumas fases de intermediação dentro dos canais de distribuição.

Abrir PDF