EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Formação de Alianças Estratégicas Sob a Ótica da Economia dos Custos de Transação e da Imersão Social: um Estudo de caso na Coopercam e na Unipesca


Informações

Código: ESO1260
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Leonardo Querido Cárdenas, Mariana Baldi

Resumo

A formação de alianças é uma estratégia cada vez mais utilizada por organizações em todo omundo como forma de obter ganhos de competitividade em um ambiente de grandedinamismo. Nesse sentido, o presente artigo faz um estudo sobre a formação de duascooperativas de produtores de camarão do estado do Rio Grande do Norte, a Coopercam e aUnipesca, analisadas sob a ótica da Economia dos Custos de Transação (ECT) e da ImersãoSocial (embeddedness). Para tal, utilizou-se do trabalho de Gulati (1998), que identifica asfases que devem ser estudadas para uma melhor compreensão sobre a formação de arranjoscooperativos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou entender dois aspectos básicos: asrazões que motivaram os produtores a decidirem por estabelecer essa parceria e o critérioutilizado por eles para a escolha de seus parceiros.

Abrir PDF