EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Reputação Corporativa de Organizações Hospitalares: Influências da Identidade, da Imagem e da Comunicação Corporativas


Informações

Código: ESO1193
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

José Carlos Thomaz, Adilson Aderito da Silva, Denise Maria Candiotto Caselani

Resumo

Neste trabalho estuda-se a influência da identidade, da imagem, e da comunicaçãocorporativas sobre a reputação corporativa. Este estudo justifica-se pela importância que areputação corporativa ganhou ao ser classificada como um ativo de valor para as empresasque a possuem. Como na literatura sobre reputação há recorrência na citação dos construtosidentidade, imagem e comunicação corporativas, optou-se por envolver esses construtos noestudo.O estudo abrangeu 11 organizações hospitalares do setor público e privado. Os dadosobtidos das entrevistas com 445 pacientes foram analisados à luz da modelagem por equaçõesestruturais. Constatou-se que os construtos identidade e imagem estão fortementecorrelacionados, confirmando os estudos de Davies et al. (2003) e exercem influênciasignificativa sobre a reputação corporativa.

Abrir PDF