EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Comunicação como Diferencial Competitivo na Construção da Reputação Corporativa


Informações

Código: ESO879
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Dário Arantes Nunes, Ana Luísa de Castro Almeida

Resumo

Este estudo avalia o papel da comunicação corporativa na construção e sustentação dareputação de uma empresa, na percepção de seus stakeholders, tomando-se como base o graude sinceridade, transparência e consistência manifestado no seu processo de comunicação.Compreende-se a reputação como um recurso estratégico que deve ser gerenciado pelasempresas como forma de adquirir vantagem competitiva sustentável. Por meio de estudosquantitativos, encontramos indícios estatísticos para afirmar que quanto maior for a evidênciadestes três atributos maior será sua reputação, o que nos permite afirmar que uma empresaque busca fortalecer sua reputação deve considerar dentre suas escolhas estratégicas acomunicação corporativa como um dos principais influenciadores de uma percepção positiva.

Abrir PDF