Reputação Corporativa e Desempenho Econômico-Financeiro de Grandes Grupos Empresariais Brasileiros
        Informações
        Código: ESO310
        Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
        Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
        
Autores
        Carlos Gustavo Fortes Caixeta, Humberto Elias Garcia Lopes, Patricia Bernardes, Maria Beatriz Rocha Cardoso, Antônio Moreira Carvalho Neto
        
Resumo
        A reputação organizacional é um tema que tem ocupado cada vez mais espaço naAdministração. No entanto, a literatura da área está usualmente focada em estudos que selimitam a mensurar a reputação do ponto de vista das percepções que os vários públicos têmsobre a organização, não se preocupando em avaliar em que medida tais percepções estãoassociadas a um melhor desempenho econômico-financeiro. Devido a essa lacuna, o objetivocentral deste trabalho é estudar as possíveis relações entre reputação organizacional edesempenho econômico-financeiro. Para isto, utilizou-se uma metodologia de cunhoquantitativo-descritivo, centrada na análise de três dimensões da reputação e de um conjuntode indicadores de desempenho econômico-financeiro de uma amostra de cinco empresasbrasileiras de grande porte. Por meio da análise de agrupamentos, foi possível detectar que, namaioria dos casos, a filiação a um grupo de alta reputação não coincidia com o grupo demelhor desempenho econômico-financeiro. Esse resultado, apesar das limitações do estudo,tem implicações gerenciais relevantes, já que indica que nem sempre o melhor desempenhoeconômico garante maior reputação corporativa, no curto prazo.
        
        
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